segunda-feira, 21 de maio de 2012

Homenagens

Aqui deixo as minhas homenagens as minhas queridas babas mais velhas de minha familia e seus mentores espirituais que muito me ajudaram neste caminho divino.
À minha amada e querida avó, Mãe Maria Florinda ( aos 92 anos médiúm ativa na Umbanda) e seus guias espitítuais: Pai Xangô da pedreira, Mariazinha da praia, e a encantadora Pomba-gira Estradeira ( Dita ) entre outros, obrigado por estarem sempre nos meus caminhos, me proteger e guardar dos males, obrigado pelo carinho e ensinamentos a mim confiados. Amo a todos vocês!!!
À Mãe lourdes ( tia Lurdes, in memorian) e seus guias espirítuais: Pai Ogum rompe-mato, vovó Maria Conga, índio Cangaratuba, Claudinho entre outros, obrigado pela confiança, amor, amizade, carinho, obrigado pelos ensinamentos a mim confiados e, muito obrigado!!! por acreditar e confiar sempre na minha capacidade.
À Mãe Manuela e seu guias espirítuais: Pai Xangô Agodô, Pai Cambinda, Pai Benedito de aruanda, Seu marinheiro, Pomba-gira Cacaruaia entre outros, obrigado por todo estímulo, por sempre insentivar a ir adiante, pelos ensinamentos a mim confiados, pela confiança e pela  sua amizade.
Á Mãe Aparecida ( tia Cida, in memorian) e seus guias espirítuais: Pai cambinda da guiné, caboclo Urubatão da guia, menina Bolonesa, Pomba-gira praiana, dona Rosa Padilha entre outros, obrigado  por todo carinho,admiração, respeito, insentivo, por todos os ensinamentos, pela confiança e amizade.
À Suzete ( minha Mãe carnal) e seus guias espirítuais e sua mediunidade, obrigado mãe, por confiar sempre em mim, obrigado pelos seus muitos ensinamentos e conselhos recebidos noite afora em nossas conversas gostosas, obrigado por sempre me alertar dos obstáculos através de sua mediunidade , que é muito linda, obrigado por sempre estar do meu lado mesmo nos dias e tempos que estive longe; obrigado por ter me gerado e ser você o portal que me trouxe a este mundo maravilhoso nesta familia Umbandista a qual me orgulho muito de ter nascido. Obrigado a todos os outros dessa familia de Umbandista, que seria impossivel listar aqui, tias(o) avós, primos, tias, irmãos, em fim, OBRIGADO UMBANDA POR VOCÊ ME TER E EU TER VOCÊ, NASCER COM VOCÊ, SER PARTE SUA, OBRIGADO UMBANDA POR ME DAR ESTA FAMLIA E OBRIGADO FAMILIA POR ME ENSINAR, MOSTRAR E ME DAR A MINHA " UMBANDA ".     

Pai Rodrigo- sacerdote umbandista




































Sincretismo, cores e dia da semana dos Orixás e guias na Umbanda

Oxalá - Jesus Cristo-cor: branco - dia: Domingo e sexta-feira
Yemanjá - N.S. da Glória ou Conceição - cor: azul-claro - dia: Sábado
Ogum - S.Jorge -cor: vermelho - dia: Terça-feira e Sexta-feira
Oxossi - S. Sebastião- cor: verde - dia: Quinta-feira
Xangô - S. Gerônimo - cor : marrom - dia: Quarta-feira
Oxum - N.S. aparecida - cor: azul- escuro - dia: Sábado
Iansâ- Sta. Bárbara - cor: amarelo - dia: Quarta-feira
Nanã - Sta. Ana - cor: violeta ou lilás - dia: Terça-feira
Omulú / obaluaiê - S. Lázaro / S. Roque - cor: branco e preto, amarelo e preto ou ainda roxo - dia: Segunda-feira
Obá - Sta. Joana D´arc - cor: rosa magenta - dia: quarta-feira
Ossãe - Sta. Luzia - cor: verde e branco - dia: Quinta-feira
Oxumaré - S. Bartolomeu - cor: verde e amarelo - dia: Terça-feira
Ibeji - S.Cosme e S.Damião -cor: rosa ou azul- claro e rosa - dia: Domingo
Iofá / Iorimá ( pretos-velhos) - S. Benedito / S. Cipriano - cor: branco e preto ou roxo - dia: Segunda-feira
Oriente - S. João Batista - cor: rosa ou laranja - dia: Domingo
Exú - Sto. Antônio - cor: preto, vermelho ou vermelho e preto - dias: segunda-feira ( calunga pequena ) e Sexta-feira ( matas, encruzas, estradas )

Mensagem aos Médiuns

Meus queridos irmãos

Cuide de sua mediunidade com amor, carinho e responsabilidade, pois este é um tesouro precioso que nosso Pai nos confiou. Sejas bom trabalhador para que dos Céus venha a tua recompensa. Trabalhai com respeito, amor e dedicação,pois, seus protetores sempre estarão ao seu lado para lhe aconselhar, orientar e amparar nos momentos bons como nos de provação.Procurem manter-se sempre limpos de corpo, mente, e espiríto, para estarem sempre preparados para a tarefa do Cristo. Afaste de seu coração todos os sentimentos negativos, de sua mente, todos os maus pensamentos e de sua vida tudo o que não é bom e que não tem aproveito para a sua evolução. Siga com respeito e honestidade os conselhos de seus mentores espirituais, assim como praticar com frequência o hábito de horar pelo menos 15 minutos do seu dia, em agradecimento, pedido de proteção etc.; Procure participar de todos os eventos relativos a Umbanda, para que possa conhecer mais esta maravilhosa religião. Evite faltar nas atividades de seu templo,tanto nas espirítuais como no geral, para que você esteja sempre em dia com o seu compromisso sagrado.
Guarde o seu dia de trabalho, com seus preceitos, orações, bons pensamentos e evitando brigas, aborrecimentos, e qualquer outra forma de descontrole.
Tenham em mente que seu protetor está sempre ao seu lado, e observa todas as suas atitudes, sendo boas ou más.
Ser médium é respeitar a natureza, e tudo que nela existe e faz parte, vegetal, animal, humano, é respeitar toda a criação divina.
Ser médium, não é ser super-herói, e sim um obreiro do senhor, um discipulo de cristo, um trabalhador a serviço do bem.
Ser médium, é ser amigo sincero, é ser paciente com seu próximo, é ser bom exemplo aos demais, é ser bom com tudo e todos.
Estar do lado de Cristo é muito bom e sempre há muito aprendizado.
Siga corretamente o caminho e Deus, de lá das alturas certamente lhe acompanhará.
Jesus Cristo, nosso Pai Oxalá, diz: "-ninguem chega ao Pai se não for por mim, e eu vos digo,fora da caridade não há salvação ", fazei dele o modelo a ser seguido.
Abraços fraternos , e o meu saravá a todos!
Pai Rodrigo
                                           

Banhos

Banhos da vibração de Ogum

Os banhos da vibração de Ogum, servem para atrair a proteção do orixá em batalhas, demandas, quebra de feitiços, abertura de caminhos, defesa, abrir caminhos na área profissional, afastamento de inimigos, espirítos negativos, obsessores, energias negativas entre outros.

Banho da vibração de Ogum

*03 galhinhos de arruda
*03 galhinhos de arueira
*01 espada de S.Jorge cortada em 07 pedaços

Modo de preparo:

Lavar as ervas em água limpa em uma bacia e deixa-las de molho por 30 minutos.
Após, colocar as ervas em uma bacia, balde ou travessa de vidro ou louça, limpo e de preferência de cor clara.Derramar água fervente e tampar para a infusão das ervas. acenda do lado ( em um lugar que não ofereça perigo ! ) uma vela branca ou vermelha e peça a Ogum que imante, ou seja, dê forças a este banho para que ele lhe purifique o corpo, o espiríto, lhe abra todos os caminhos, proteção, etc...; reze um Pai-Nosso e uma Ave-maria e aguarde uns 40 minutos para a infusão.
Passado esses 40 minutos, coe o banho, acrescente mais água ( para um banho uns 03 litros é o sulficiente ), derrame-o do pescoço para baixo no sentido de uma cruz, assim: primeiro na frente, depois nas costas, lado direito e lado esquerdo do corpo, rezando e pedindo a Ogum a abertura de seus caminhos, etc...; acenda uma vela vermelha com um copo de água ao lado e ofereça a falange de Ogum fazendo os seus pedidos.

melhor dia: terça-feira  melhor horário: 06:00, 12:00, 18:00 hs.